infânciabook

Standard

Minha vida na ACM

ACM Nestor Pestana. Está lá até hoje.

Eu ia de vez em quando, nunca fui sócia, meus irmãos eram. O mais velho trabalhava lá, dava aulas de ginástica, como se dizia na época.

Na piscina, de água quente e clorada, onde meus olhos ardiam e a garganta raspava, prenunciando minha futura rinite, eu gostava mesmo era de desenhar nos vidros embaçados.

Na escadaria enorme, de mais de dez andares, em círculos, eu apostava corrida com o elevador. Eu tinha uns sete anos e o elevador com certeza muitas vezes mais. Eu ganhava. A bem da verdade, só na descida…

Na enorme sala de ginástica, com um mezanino, eu ficava horas embevecida, ouvindo o pianista alemão, um senhor que martelava o piano como se tivesse raiva dele, mas que me fez conhecer – e gostar – do John Philip Souza, o compositor das marchas militares. Ele, o maestro, como o chamávamos, achava que fazer aquecimento  ao som das marchinhas era tudo de bom.  Ao fim das aulas, para relaxamento, Chopin. Até hoje eu relaciono um com corrida e outro com relaxamento, mesmo as Polonaises.

Na mini-biblioteca que havia, eu ficava um tempão lendo. Não havia muita coisa interessante, mas havia gibis, que em casa eram proibidos. Eu me sentia fazendo uma contravenção. Adorava ler gibis lá. Embora nem gostasse muito de gibis. Só gostava dos de terror, mais raros.

E assim, sem ser sócia e, portanto, sem usar a ACM como clube, eu a usava como parquinho. Inventava meus brinquedos, passava o tempo sozinha, como sozinha passei a maior parte do tempo da minha infância.

E sozinha eu sempre fui muitas.

Um caso clínico talvez.  A rede social imaginária…

3 thoughts on “infânciabook

  1. Oi, Maray.
    A Nina frequentou a ACM (Nestor Pestana) lá pelos idos de 1957. Ela lembra bem da ginástica antes de entrar na piscina, do banho (já com o maio) antes da piscina, e da piscina aquecida. Ela só não lembrou do pianista. Ela costumava frequentar aos sábados, pois nesse dia ela não tinha aulas. Coincidência, né?
    Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *