fralda de pano

Standard

Foram 36 fraldas de pano. De puro algodão. Três dúzias, não mais que isso.

Não sei por que escolhemos esse número. Provavelmente contas da minha mãe, já que eu era neófita no assunto. Não tínhamos muita grana, então era essa a conta mínima. Aquela coisa do necessário e suficiente.

E foram suficientes. Duraram quatro anos e dois filhos. Na realidade, durariam mais, que algodão é coisa danada de boa pra durar. E digo mais: fralda quanto mais velha, melhor. Tanto duraram que, passados os quatro anos ( cada filho usou durante dois anos, com um intervalo de dois anos também entre um e outro) ainda duraram mais um tempinho como pano de chão chic.

As crianças usavam fraldas até um ano. Aí íamos pra praia, que meus dois filhos nasceram em janeiro, mês de férias. Na praia era só alegria: ficavam pelados ou de calção, mas não precisavam de fraldas.  Nem eu ficava estressada com possíveis “ mijadas” fora de hora nem eles, assim era muito fácil eles aprenderem e pedirem pra usar o banheiro na hora certa. Depois de um mês de praia, voltavam devidamente adestrados.

Daí eram  só as noturnas. Até dois anos, que depois disso já eram “homenzinhos e mulherzinhas, com direitos e deveres”. Mãe capricórnio é fogo, eu sei.

Hoje vejo a loucura que é sustentar criança a fralda descartável. Normalmente faz-se um “chá de fraldas” pra dar conta do recado nos primeiros meses.  E de repente leio artigos em que se apregoa a volta das fraldas de pano, que não poluem o planeta e coisa e tal.

Tá bom. Vamos voltar. Ninguém quer poluir nada mais além do que já poluímos, com nossos carros, nossos lixos, nossos plásticos.

Então fica pras novas mães minha dica infalível: quer dar uma pré-lavagem legal nas fraldas de pano? Segura firme uma ponta, põe na privada ( limpa, por favor!) e puxa a descarga com determinação! Depois é partir pro abraço. Ou seja, jogar na máquina e pronto.

Funciona, gente. E não mata ninguém com germes, garanto.

Dessa maneira, umas 18 pra cada filho dá e sobra.

2 thoughts on “fralda de pano

  1. Criei os meus com fralda de pano e não consigo convencer as minhas filhas a usarem-nas com os netos!!
    E disse que as passava a ferro…e nem assim!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *