aos aniversariantes do dia

Standard

Dois amigos aniversariam hoje. Um amigo presencial, de longuíssima data. Outra, amiga virtual, de bastante tempo.

Amizades diferentes mas que têm algo em comum: gosto bastante deles.

De um eu sei o cheiro, a pele, o cabelo liso e a língua afiada, seguindo o pensamento rápido.

Da outra só sei o que vejo na planura das fotos. E o que leio. Da calma, da cerveja, do gosto pela história de um país e do bom senso de quem sabe das coisas.

Gosto disso tudo.

Nunca me arrependi das amizades virtuais. Algumas, quando consegui trazer pra realidade, só mostraram o que eu já sabia. Só confirmaram o que eu já sentia.

Este – o mundo virtual – é estranho. Pode-se – e é o que acontece hoje – odiar muito nele. Porque é o ódio diferente daquele do olho no olho, da narina que se abre, do olho que se fecha. O ódio virtual parece não ter culpa. O linchamento virtual parece não seguir nenhuma regra de moral ou ética conhecidas.

Não gosto nem um pouco disso, embora na vida real odeie bastante coisas. Mas a vida real me permite refletir, a virtual não dá tempo.

Então prefiro gostar. Quem não gosto, não olho. Ou não sigo. De quem gosto, fico feliz com os sucessos, com as alegrias. E, de alguma forma, compartilho.

Meus aniversariantes do dia, gosto de poder dizer a vocês: parabéns. Fiquem felizes.

Que eu, aqui deste lado do monitor, também ficarei.

Os outros, ora, os outros…

One thought on “aos aniversariantes do dia

  1. Pensava que era impossível criar amizade a alguém por meio de uma máquina. Até que experimentei uma rede social (o lamentavelmente extinto Multiply) e um blogue. E quantas amizades fiz – e olhem que já lá se vão muitos anos.
    A Maray me atraiu pelo humor, pelos causos, e por alguns gostos muito semelhantes aos meus. Quem sabe um dia a gente até se conhece cara a cara? Enquanto isso, vamos trocando nossas experiências, nossas semelhanças e discordâncias pela Internet.
    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *